quinta-feira, 17 de maio de 2007,10:24:00 da manhã
A visita
No dia 17 do mês de Abril de 2007, a conceituada escritora Maria Teresa Maia Gonzalez veio, pela manhã, à nossa escola.
Foram escolhidas algumas turmas para receber a escritora e a cerimónia teve lugar no bem nosso conhecido Centro de Recursos.
A autora de livros como "A Lua de Joana" começou por se afirmar como uma pessoa que não gosta de ser idolatrada, pedindo que se desligassem as câmaras ou outros audiovisuais de gravação. Mesmo assim, aceitou que lhe fossem feitas algumas perguntas e estas publicadas no nosso jornal: o Pinheirinho.
Após a apresentação do "Antónimo", que não é nada, mas é tudo, não é homem, nem mulher, criado pela turma do 6ºB, perguntas curiosas como “De onde surge a sua imaginação?” surgiram e a autora foi sempre respondendo às nossas questões com um grande sorriso e ânimo.
Durante a breve entrevista à escritora, os alunos descobriram que o sucesso "A Lua de Joana" tinha sido escrito com raiva, traduzido para mandarim, adaptado para teatro, e tinha sido inspirado em todas as Joanas e Joões que passaram na sua vida com histórias tristes como a que conta o livro. A autora confessou ainda que muitos outros livros são escritos com raiva ou alegria, uns frutos da sua imaginação e outros verídicos.
Durante a manhã, a autora referiu várias vezes que a sua missão de vida era mudar o mundo, e o tinha conseguido: "Cada pessoa é um Mundo! Já consegui mudar a mentalidade de algumas pessoas, já mudei o Mundo."
Pela mesma razão anteriormente citada, a escritora afirma ter querido ser bombeira, se não tivesse sido professora.
Maria Teresa Maia Gonzalez preferiu terminar a sua carreira como professora dedicando-se exclusivamente aos livros, pois era complicado conciliar as duas profissões.
No fim desta manhã, há um pensamento que nos fica na memória: "Quem discute pessoas são os mais medíocres, quem discute factos são os medíocres, e quem discute ideias são os pensantes". Isto no seguimento das discussões que surgiam nas escritas de parceria, como aconteceu em “O Clube das Chaves” que foi feito para concorrer a um concurso.
A autora diz visitar muitas escolas por ano, mas mesmo assim, nós gostámos muito desta visita tão especial e esperamos que a escritora tenha ficado tão contente com a nossa escola como nós pela sua visita. Volte sempre!


DANIEL CATITA E RITA MENDONÇA, 9ºC

Etiquetas:

 
Escrito por Leitores do 9ºC
Link do post ¤